quinta-feira, 13 de novembro de 2014


Lombos de bacalhau com broa




Já aqui apresentei uma vez uma receita minha de bacalhau, que também leva broa, se quiserem ver deixo aqui o link...http://nacozinhadate.blogspot.pt/search/label/Bacalhau

Esta receita é um pouco mais fácil, mas igualmente boa, principalmente para quem aprecia bacalhau, que é o que acontece lá em casa, não por todos, mas principalmente pelo meu marido.

Os filhos reclamam um pouco , mas depois de começar a comer até gostam.

Asso sempre este bacalhau com umas batatas pequenas, e acompanho com uma salada, mas como tenho que ter sempre arroz para alguns, nas fotos e para ficar mais bonito só coloquei arroz e salada.



Ingredientes

Para 5 pessoas


Uma posta do lombo por pessoa


Batatas pequenas q.b

Arroz qb

vinho branco q.b

Piripiri q.b

Salsa q.b

Azeite q.b

Alhos q.b

Broa de milho uma de 1kg

Cebola 2 grandes

Colorau q.b

Sal q.b

Nota: A salada fica ao gosto de cada um....


Confecção


Se utilizar bacalhau congelado, por norma vem pronto a cozinhar, sem ser preciso demolhar. Se for do seco não se esqueça de ver se não fica salgado.


Por norma eu tempero o bacalhau uma hora antes de o colocar no forno, nesta receita o bacalhau demora cerca de uma hora e meia a assar no forno a 200º.

Numa assadeira grande coloque no fundo as cebolas cortadas às rodelas, adicione por cima um pouco de vinho, acrescente os temperos: alho, colorau, piripiri, um pouco de salsa e salpique com um pouco mas mesmo muito pouco de sal.

Descame o bacalhau e com a pele virada para baixo coloque em cima deste os temperos: bastante alho, colorau e um pouco de piripiri, reserve.

Descasque as batatas e coloque-as numa bacia com água e um pouco de sal, uma colher de chá chega.

Ligue o forno a 200ºc, quando estiver quente, retire a água às batatas e tempere-as com um dente de alho bem picado, uma colher de café de colorau e mexa bem. Coloque-as na assadeira à volta do bacalhau. Regue com azeite, tem que ser generosa, este amigo gosta muito de azeite.
Leve ao forno e vá regando de vez em quando. Se achar que a temperatura está muito alta diminua para 180ºc.





Prepare a broa, se for da véspera melhor, mas também pode ser fresca. Utilize mais de metade da broa, retire o miolo e esfarele muito bem, pique 2 dentes de alho muito miudinho e um pouco de azeite amasse tudo muito bem.


Retire uma colher de sopa ao molho da assadeira que já está no forno há meia hora e coloque nesse preparado, fazendo uma papa.
Quando o bacalhau já estiver no forno há cerca de 45 minutos, retire e coloque por cima de cada posta uma boa camada de broa, leve ao forno a acabar de assar e vá regando, quando estiver tudo bem tostadinho está pronto.

Enquanto o bacalhau está no forno faça um pouco de arroz branco, Como cada um tem a sua maneira de o fazer acho que não é necessário deixar receita...




Sirva-se e delicie-se 


Bom apetite


Sem comentários:

Enviar um comentário