quarta-feira, 13 de setembro de 2017




Mexilhões à minha moda 



Cá em casa são servidos como entrada, acompanhado com pão e um bom vinho bem fresco
Nota: o mexilhão é um molusco vivalde, por isso todo o cuidado ao comprar, compre sempre com o selo de certificação e frescos.

Tempo de confecção:10 minutos

Dificuldade: Fácil

Porções:6 pessoas




Ingredientes

2 kg de mexilhões

1 molho de coentros ( eu usei aromáticas vivas https://www.facebook.com/aromaticasvivas/?ref=br_rs)

1 cabeça de alhos

3 limões 

Azeite q.b (eu usei azeite 3 castelos)
Confecção

Comece por colocar os mexilhões numa bacia cheia de água e lave-os muito bem. De seguida retire o pêlo que o mexilhão tem agarrado, puxe com cuidado para ele sair todo, de seguida e debaixo de água corrente raspe a casca com a ponta da faca para o lixo ou alguma coisa que esteja agarrada sair, coque-os numa bacia de água e volte a lava-los até a água sair limpa. Coloque umas folhas de papel de cozinha no fundo de num escorredor e coloque os mexilhões para ficarem sem água, para quando os for cozinhar não salpicar, reserve.

Lave os coentros muito bem e pique-os, faça o mesmo aos alhos, reserve. Esprema o sumo de 2 limões e reserve. O outro limão corte às rodelas para decorar, reserve.

Ao cozinhá-los vai ter que fazer dividindo a quantidade, em função do tamanho da frigideira, para eles abrirem mais rápido (cá me casa esta quantidade eu faço em 3 vezes).

Coloque uma frigideira ao lume e cubra o fundo com azeite, coloque logo um pouco de alho e assim que ele começar a fervilhar adicione os mexilhões, envolva muito bem junte um pouco de coentros, tape e deixe-os cozinhar por 2 a 3 minutos, retire a tampa mexa. Verifique se estão todos abertos, logo que eles estejam abertos adicione mais um pouco de alho e coentros, junte o sumo de limão q.b e envolva bem. 

Coloque-os numa travessa, volte a salpicar com coentros e decore com rodelas de limão, sirva acompanhado com pão.
Estão prontos.







Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário